Pesquisa & Desenvolvimento

Biomateriais são novos materiais desenvolvidos para melhorar, aumentar ou substituir parcial ou integralmente partes do corpo, tecidos ou órgãos, sendo obtidos através de uma substância ou combinação de duas ou mais substâncias, de natureza sintética ou natural.

Para que seja possível exercer a função a que se destina, o biomaterial deve ter duas características cruciais:

  • Biocompatibilidade: capacidade do mesmo ser aceito pelo organismo;
  • Biofuncionalidade: habilidade de desempenhar a função desejada (COSTA, 2009; E´GUES, 2005; MAVROPOULOS, 1999)

Segundo Willian, Silver & Doillon (1987; 1989, apud E´GUES, 2005) são exemplos de biomateriais aqueles materiais que substituem ou induzem o crescimento de tecido ósseo, cartilagens, ligamentos, pele e reparação de tecido como polpa dentária.

Por ser a principal fase mineral encontrada no tecido ósseo, e por ter alta biocompatibilidade e biofuncionalidade, a hidroxiapatita tem sido bastante explorada como um biomaterial, tendo como principal finalidade clínica o crescimento e/ou substituição do tecido ósseo (BICALHO, 2008; COSTA, 2009; E´GUES, 2005; MAVROPOULOS, 1999; MALZAC, 2008; SOCCOL, 2006)

Reportagem - Revista DC Análise

Reportagem Revista DC Análise

Leia na íntegra a reportagem "Caminho Aberto", sobre Biotecnologia, presente na Edição de Setembro/2012 da Revista DC Análise, do grupo do Jornal Diário do Comércio. A reportagem conta ainda com uma entrevista com a Dra. Sheila Bicalho, sócia da JHS Biomateriais.

Clique para ver a reportagem

Conheça nosso Livro

>Livro JHS

Conheça nosso livro “HAP-91 e COL.HAP-91 – Casuísticas e Estudos Científicos”, um estudo completo desenvolvido sobre Hidroxiapatita e Estudos de Casos realizados por médicos e dentistas em parceria com a JHS Biomateriais.

O livro, que está em sua 4a edição, é fruto de teses de Mestrado/Doutorado de seus autores (Sheyla M. C. Máximo Bicalho, Andréa P. B. Borges e Cleuza de Faria Rezende) e está sempre em constante atualização pela comunidade científica.